Português

Time To Act.

Não deixe que a COVID-19 o impeça de enfrentar o cancro

 

 
 
 
 
 
  • Mais de 1 milhão de Cancros poderão ter ficado por diagnosticar na Europa devido à Covid-19. O rastreio regular permite detectar e tratar precocemente o Cancro. Actue agora, não deixe que a Covid-19 o impeça de ser observado.
  • Tem algum sintoma novo, não habitual, ou sinal de alerta? Sangramento quando vai à casa de banho, um nódulo na mama, dificuldade em engolir, perda de peso inesperada ou outros sinais de alerta associados ao cancro? Consulte já o seu médico.
  • Na Europa, 1 em 5 doentes ainda não está a receber o tratamento de quimioterapia ou a intervenção cirúrgica de que necessita. O seu tratamento foi afectado? Não hesite. Contacte já o seu médico.
  • Apesar da pandemia, é importante continuar com o seu tratamento de Cancro. Lembre-se –  é a sua vida que está em causa. O seu médico está ali para o ajudar, e os serviços de oncologia continuam abertos. Mantenha os seus agendamentos e planeie os próximos.
  • Os profissionais da linha da frente responderam de uma forma impressionante à pandemia, mas não conseguem suportar este nível de esforço durante muito mais tempo. Temos que apoiar os profissionais de saúde e aumentar a capacidade de resiliência para que os serviços de oncologia possam continuar a salvar vidas.
  • Durante a pandemia, 100 milhões de testes de rastreio foram cancelados na Europa. O que levou ao atraso no diagnóstico de cancro devido à Covid-19. Precisamos de inovação tecnológica que apoie os profissionais de saúde depois da pandemia.
  • Os profissionais da saúde sofrem, frequentemente, de depressão e esgotamento. Têm, também, que ser protegidos, enquanto cuidam de nós. O aumento da ansiedade não é bom para si, nem para os seus doentes. Partilhe a sua experiência e procure ajuda. Não está sozinho.
  • A Covid-19 revelou falhas importantes no nosso sistema de saúde. 100 milhões de testes de rastreio foram cancelados durante a pandemia. Existe um enorme atraso no tratamento do Cancro. A Covid-19 não deveria impedir-nos de lidar com este atraso.
  • Temos a oportunidade de reimaginar os serviços de oncologia, de reconstruir melhor, de uma forma mais inteligente. Podemos aprender lições dos desafios actuais para tornar a recuperação dos doentes oncológicos uma peça-chave nas políticas de saúde em toda a Europa.
  • Se não Actuarmos Agora, a Covid-19 causará sem dúvida uma futura epidemia de Cancro. Ficaram por diagnosticar 1 milhão de Cancros na Europa devido à Covid-19. Não permita que o Cancro seja o “C” esquecido na luta contra a Covid-19.